Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

GASTRONOMIA

ABÓBORA

No âmbito do desafio de partilha de receitas gastronómicas com abóbora, publico um pudim de Abóbora e Leite de Coco por Ana Marques e Spaghetti com Abóbora e Carne por Rosa Nunes. Obrigado a ambas 

Pudim de Abóbora e Leite de Coco

42044969_324631451445875_433406369610072064_n.jpg

Ingredientes:

5 ovos;

300g de puré de abóbora;

240g de açúcar de coco;

1 lata de leite de coco;

175ml de natas;

60ml de água;

2 colheres de sobremesa de essência de baunilha;

Cozer a abóbora num tacho, escorrer a água e triturar. Levar ao lume 120g de açúcar de coco e 60ml de água mexer até dissolver o açúcar. Deixar caramelizar (sem mexer) até chegar aos 118°C. Forrar uma forma de pudim com o caramelo. Pré aquecer o forno a 175°C. Misturar num tacho o leite de coco, as natas e 120g de açúcar de coco e levar ao lume até dissolver o açúcar. Noutro recipiente, bater o puré de abóbora, os ovos e a baunilha. Adicionar à mistura de leite de coco. Passar num coador e verter na forma. Levar ao forno, durante 35m, em banho-maria. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico durante umas horas antes de desenformar.

Créditos fotográficos: Ana Marques

 

Spaghetti com Abóbora e Carne

 

Ingredientes:

 

1/2 kg de carne picada;

 

2 cebolas pequenas ou 1 grande;

2 ou 3 pedaços de aipo;

2 chávenas de abóbora cozida e reduzida a puré;

1,5 colher (chá) de alho picado misturado com orégãos em pó e salsa picada;

2 colheres (sopa) de molho de soja;

1 colher (sopa) de sal;

spaghetti suficiente para 6 pessoas;

queijo parmesão;

800 ml de polpa de tomate.

 

Aloirar a carne em lume brando, numa caçarola com um pouco de óleo. Cortar a cebola e o aipo finamente, deitar dentro da caçarola e deixar cozinhar. Misturar muito bem o puré de abóbora com a polpa de tomate, de modo a formar um creme homogéneo. Quando a cebola e o aipo estiverem mais ou menos cozinhados, retirar da caçarola o excesso de gordura e misturar o composto de abóbora e tomate, os temperos e o molho de soja. Mexer tudo muito bem e deixar cozinhar pelo menos mais meia hora. Pouco antes do molho estar pronto, preparar a massa. Ferver cerca de 4 a 6 litros de água num tacho ou panela grande, temperada com sal. Juntar a massa devagar quando a água ferver em cachão e deixar cozer 'al dente', mantendo o tacho destapado. depois de cozinhada, retirar a massa e pôr a escorrer num passador. Dividir a massa pelos pratos e distribuir por cima o molho. Por fim, polvilhar com o queijo parmesão e servir imediatamente.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.