Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

FIGURADO E OUTROS

FIGURADO EM MADEIRA

Mais um post sobre figurado, no caso são peças cuja matéria prima é a madeira,  de criação absolutamente naife. O artesão que produziu o figurado aqui reportado já faleceu, contudo grande parte das peças fazem parte de  um espólio particular, as quais encontram-se muito bem conservadas e, podem ser observadas num atelier em travª dos Guerreiros - Coruche.

Esquiço biográfico:

José Luís Rouxinol nasceu em 1921, em Coruche.

Começou muito novo a trabalhar,  a sua primeira atividade profissional  esteve associada às florestas, nomeadamente com o sobreiro. Nos períodos de descanso executava pequenas peças que reproduziam a sua realidade rural, mas arriscava a produzir outro tipo de peças, por exemplo tapetes de cortiça.

Reformou-se quando tinha sessenta e dois anos de idade.

Deixou de ter acesso fácil à cortiça, mas como tinha de adquirir lenha para aquecimento da casa, no período de inverno, decidiu fazer peças em madeira de pinho, eram bonecos que representavam mulheres e homens em diversas atividades.

O acabamento das peças eram feito com tintas de esmalte.

in: Fatela, Paulo – Mãos com Alma: artes e ofícios tradicionais em Coruche, Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana, 2014, pág 24, 25

Foto-01.jpg

Foto-02.jpg

Créditos fotográficos: Hélder Roque