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coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

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FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Na reta final do desafio "TALEIGOS" publico duas peças, uma bordada em ponte de cruz e, outra em trapologia (patchwork), respetivamente de Guilhermina Simões e de Ofélia Rama. Obrigado 

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 Autora: Guilhermina Simões

Quadrilé bordado a ponto de cruz / linhas policromátricas / policromáticas

 

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Autora:  Ofélia Rama

Trapologia 

 

Créditos fotográficos: Paulo Fatela

 

 

 

 

 

 

ARTES PLÀSTICAS

Foi com alegria que visitei o pavilhão Branco,  situado nos jardins do palácio Pimenta (Museu da Cidade / Campo Grande - Lisboa), onde está patente uma exposição de arte contemporânea do nosso conterrâneo João Marçal - artista plástico.

Assim,  publico um esquisso biográfico e fotos de algumas peças produzidas em 2017.

 

João Marçal

Nasceu em Santarém, em 1980. Atualmente vive e trabalha em Lisboa.

Licenciado em Artes Plásticas – Pintura e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Expõe regularmente desde 2003, em mostras individuais e coletivas, em contexto nacional e internacional. Das últimas exposições individuais destacam-se: Remote, Caribbeing House, Brooklyn (EUE), 2017; IVRE com Jérémy Pajeanc, Ar Sólido, Lisboa, 2017; Lhotse Summit, Octoi, Tours (FR), 2015Quarto, Galeria Braça Brandão, Lisboa 2015; Goin´Blind, Parkour, Lisboa, 2014; We´re All Alone, Galeria Adhoc, Vigo (ES), 2013; Dª Maria Amélia, Galeria Nuno Centeno, Porto, 2012. Colaborou em mostras coletivas e desenvolveu projetos individuais para espaços independentes como: Salão Olímpico, PêSSEGOpráSEMANA, INTRANSIT, Laboratório das Artes, Mad Woman In The Attic, Espaço Campanhã, Espaço Avenida, Maus Hábitos, A Certain Lack of Coherence, Espaço Mira, ParKour e Sismógrafo.

Em 2005, com o pseudónimo Marçal dos Campos, inicia um projecto na área da produção musical, que desenvolve paralelamente à atividade como artista plástico.

Em 2017, o Atelier-Museu Júlio Pomar /EGEAC, em parceria com a RU – Residency Unlimited, NY, selecionaram João Marçal para realizar uma residência na instituição nova-iorquina.

Entre outras, a sua obra está representada na Coleção Núcleo de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Lisboa.Die Hard.jpg

Die Hard / 2017

Acrilico s/  painel de madeira

28x35,6 cm

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Commando / 2017

 Acrilico s/ painel de madeira

28x35,6cm

 

 

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Portrait of Voytek Kurtyba /2017

Acrylic s/ telaon canvas, 2 alto - falantes (modelo Rokit 5, white), som stereo 

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Rocky 

Acrilico s/ painel de madeira

28x35,6cm

Fontes: http://joao-marcal.blogspot.com/

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Quase a chegar ao fim da dinâmica no âmbito dos TALEIGOS. Em setembro vamos ter uma surpresa associada ao desafio lançado em março do corrente ano. Hoje publico duas peças trazidas por Raquel Marques, cuja produção esteve a cargo desta, de Maria Filomena Carvalho, Rosária Penteado e Custódia Fortunato.

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Autoras: Raquel Marques e Maria Filomena Carvalho

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Créditos fotográficos: Paulo Fatela

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Hoje publico mais um conjunto de sacos trazidos por Raquel Marques, no âmbito da dinâmica de produção de TALEIGOS. São peças tradicionais em retalhos produzidos por Guilhermina Alexandrina, avó de Raquel Marques. Obrigado 

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Autora: Guilhermina Alexandrina

35489554_1930031453696478_6434009383348207616_n.jpAutora: Guilhermina Alexandrina

35546748_1930031387029818_8519931929359810560_n.jpAutora: Guilhermina Alexandrina

35526981_1930031437029813_8006111475477250048_n.jp Autoras: Raquel Marques e Guilhermina Alexandrina - 1972

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Hoje publico mais uma participação de Ana Maria Ribeiro, no âmbito da dinâmica de produção de TALEIGOS. O conceito desta peça centra-se na reutilização, um "perna" de uns jeans deram lugar a um saco para chinelos, de referir que há detalhes, foram colocados pompons de cor vermelha com ligação ao nastro. Obrigado 

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Autora: Ana Maria Ribeiro

Créditos fotográficos: Paulo Fatela

 

 

ARTES PLÀSTICAS

Instalação Artística

 

INSTALAÇÃO é uma manifestação artística contemporânea. Ela pode ter um carácter efémero, mas também pode ser criada no sentido de se prolongar no tempo. Na instalação, ao invés da escultura e da pintura, a mão do artista pode não estar presente na obra,  obviamente  no âmbito da  produção da(s) peça(s).

O termo instalação foi incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 60. No início do século XXI a instalação mantém-se como um género importante e muito difundido. Uma instalação pode ser por exemplo multimédia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais entre outras.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instala%C3%A7%C3%A3o_(arte)

  

Maria do Castelo Morais, não sendo artista plástica de formação, tem desenvolvido algumas peças nessa área, nomeadamente colaborou no projeto Envolvências Locais, integrado na Bienal de Artes Plásticas de Coruche – Percursos com Arte, edições de 2013 e 2017.

Não obstante as peças realizadas serem formalmente diferentes, há uma plasticidade, um conceito, uma identidade que lhe é transversal. A matéria prima predominante,  CORTIÇA , está presente em todas as suas produ.ções.

 

Esquiço biográfico

 

Maria do Castelo Morais, licenciou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa.

Desde 1992 que trabalha como técnica superior no Município de Coruche tendo, no conjunto das suas funções, a responsabilidade de implantação das exposições e representações municipais e intermunicipais, das propostas de valorização cultural, estética e formal das diferentes atividades promovidas pelo Município, entidades externas, associações e coletividades.

Fonte: Catálogo Bienal de Artes Plásticas – Percursos com Arte, Coruche - 2013 

 

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 Titulo: "Senhora Cortiça"

Créditos fotográficos: CMC

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Titulo: Charneca em mim  

"A Charneca desce a encosta e abraça edifício, junto ao passeio ribeirinho, de forma a casar dois elementos simbólicos  -  O Sobreiro e o  Rio  Sorraia. 

Peças com estrutura em ferro ,  fixadas diretamente na fachada de edifício ribeirinho ( instalações da Universidade Aberta , Avenida do Sorraia ) e revestimento em cortiça amadia e virgem.

A fixação direta no edifício tem como objetivo, justapor imagens  observadas na realidade em planos diferentes."

Créditos fotográficos: CMC

 

 

 

 

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Mais uma publlicação no âmbito da dinâmica "TALEIGOS". Esta partcipação vem de mãe e filha, respetivamente Maria Filomena Carvalho e Raquel Marques. São peças com algum tempo e, são absolutamente tradicionais, desde retalhos (reutilização de tecidos) bem como sacos, bordados, para pão.

Nota: Em breve mais publicações com a colobaração de Raquel Marques. 

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Autora: Maria Filomena Carvalho

Materiais: Tecidos de algodão (com padrões diversos) -  tradicionais retalhos 

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Autora: Raquel Marques

Materiais: Tecido de algodão e linhas de bordar

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Autoras : Maria Filomena Carvalho / Raquel Marques

Materiais: Tecido de algodão e linhas de algodão

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Autora: Raquel Marques

Materiais: Tecido de algodão

Créditos fotográficos: Paulo Fatela

 

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Depois dos problemas técnicos resolvidos, volto a publicar peças no âmbito do desafio "TALEIGOS". Neste post divulgo as participações de Luisa Portugal, Manuela Capaz e Manuela Mesquita. Obrigado 

 

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Autora: Luísa Portugal

Conceito: Manter a tradição no que concerne à reutilização de materiais.

A peça resulta da reciclagem de um lençol do neto António, jeans do marido e, outros texteis usados.

Criatividade para que a tradição seja transferida para a nossa contemporaneidade

 

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 Autora: Manuela Capaz

Materiais: Linhas de algodão

Crochet

 

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Autora:Manuela Mesquita

Materiais: Estopa de linho, linhas de algodão e fita de seda

Bainhas abertas

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Detalhes

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Autora: Manuela Mesquita

Materiais: Tecidos de algodão c/ padrão 

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Detalhes 

 

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Autora: Manuela Mesquita

Materiais: Tecido e linhas de algodão

Bordado a ponto de cruz 

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 Detalhes

 Créditos fotográficos: Paulo Fatela

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

Mais uma peça no âmbito da dinâmica TALEIGOS. A autora da peça é artista plástica e realizou-a com linhas de algodão policromátricas s/ estopa de linho. Utilizou o ponto de cruz para desenvolver padrões, num dos lados do "saco" a trama é mais fechada por oposição ao outro lado em que as cores e as linhas articulam-se entre si.

Apesar de este post não fechar as publicações de todos os participantes... Manifesto desde já uma enorme satisfação pelo cumprimento do meu objetivo inicial, preservar o tradicional e criar valor, também com inovação...

Obrigado Margarida Marques 

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 Créditos fotográficos: Paulo Fatela