Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

TINTAS - CERÂMICA, MADEIRA, TÊXTIL, PORCELANA, AZULEJOS

Azulejos

Em matéria de azulejos registo em Coruche alguns artistas. O primeiro referido neste forum, foi o mestre José David Esteves (Relvas), hoje publico neste post  Márcia Branca.

 

"Márcia Jacob Branco, nasceu em 1981, em Marvila, ainda que tenha vivido sempre em Coruche.

Aos quinze anos de idade foi estudar para a escola Dr. Ginestral Machado, em Santarém, de forma a frequentar o Curso Geral de Artes.

Márcia tornou-se professora do ensino básico com a variante de  educação visual e tecnologica, por opção, sendo que a sua grande vontadade era mesmo arquitetura.

Considerando alguma sensibilidade e experiências que teve conjuntamente com colegas, as quais se relacionavam com pintura de azulejo e a utilização de vários materiais, foi fazendo peças.

O seu objetivo é o de inovar em matéria de azulejaria, juntar ao azulejo arames, rendas, vidros, etc, sair do tradicional, embora também goste de pintura dita classica.

Associou-se à CORART - associação de artesanato de Coruche, sendo que foi aí que mostrou as suas produções pela primeira vez.

Colaborou nalguns projetos da Associação, noemadamente em ateliers em 2005, ou seja, ensinou pintura de azulejos, técnica de guardanapo e vitral, nos denominados "Ateliers de Verão" direcionados para crianças."

Fatela, Paulo – Mão com Alma, artes e ofícios tradicionais em Coruche, edição Associação da Charneca Ribatejana, 2014, pág. 28.

IMG_0291.JPG

IMG_0277.JPG Créditos fotográficos: Paulo Fatela

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.