Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DE CORUCHE E OS SEUS PROTAGONISTAS

Em Coruche há artistas no âmbito das artes visuais que expressam, em papel ou tela, com vários pigmentos e outros materiais, alguns inovadores, as mais diversas representações de Coruche, o seu património edificado, as paisagens urbanas e outras...

 

Helena Diogo Claro é natural de Coruche, Mestre em Design e Cultura Visual no ramo de especialização de Design de Produção de Ambientes, pela Escola Superior  de Design de Lisboa, é atualmente Técnica Superior no Museu Municipal de Coruche, onde desenvolve trabalhos nas áreas de educação e do design.

Frequentou o ensino secundário na Escola Dr. Gienestal Machado de Santarém, na área de Artes Visuais, licenciando-se no ano de 1998 em Design pela Escola Superior de Design de Lisboa.

Foi professora, no ensino público, de Desenho, Design, Multimédia, História das Artes, Geometria Descritiva Artes Visuais durante dez anos.

Em outubro de 2001 faz a primeira exposição, na galeria da Junta de Freguesia de Coruche. No mesmo ano é convidada a participar no primeiro salão de artesanato de Coruche, Foi membro da CORART – Associação de Artesanato de Coruche e vice-presidente, de 2001 a 2005, onde desenvolveu vários projetos e participou em diversas mostras de artesanato. Em 2004, na Galeria de Artes e Ofícios da CORART, realiza nova exposição individual de pintura, Lecionou diversos cursos de pintura: aguarela em 2003, óleo (iniciação) de 2003 a 2005.

No ano de 2008 termina o Mestrado em Design e no mesmo ano profissionaliza-se como professora pela Escola Superior de Setúbal.

Desenvolveu vários projetos de design de interiores e gráficos, bem como trabalhos de ilustração. Realiza trabalhos de pintura a óleo, carvão, pastel e aguarela, pintura cerâmica, madeira, Têxtil e mural e crua peças de bijutaria.

Em 2013 participou na Bienal de Artes Plásticas de Coruche / Envolvências Locais.

 

Em baixo temos uma pequeníssima mostra de três telas, as duas primeiras intitulam-se "Namoro" e a última "A noiva", trata-se de pintura a óleo s/ tela e representam figuras do povo anos 20/30.

 

IMG_6508.JPG

IMG_6509.JPG

IMG_6510.JPG Créditos fotográficos: Helena Diogo Claro