Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

GRASTRONOMIA

Na rubrica de gastronomia é intenção publicar algumas receitas da brochura/opúsculo editada pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Cultural e Natural do Concelho de Coruche, em 1993, intitulada “Comeres de Coruche”. 

028.JPG

030.JPG

 Créditos Fotogáficos: Paulo Fatela 

A primeira receita é de favas com chouriço e toucinho, considerando que é o meu prato de eleição, sendo que também sou grande apreciador de arroz de favas. O autor do arroz de favas, tal como eu gosto, é um amigo, a quem já desafiei para partilhar neste fórum a receita e o resultado final. Vamos ter que aguardar que as favas estejam em condições de serem colhidas na horta.

 

Favas com chouriço e toucinho

Chouriço de sangue

Linguiça

Toucinho alto

Favas

Cebola

Coentros

Ramas de alho

 

Os enchidos são cortados às rodelas e o toucinho às fatias. Levam-se a fritar.

As favas são postas ao lume com um pouco de água fria, cebola cortada miudinha, um ramo de coentros atados com rama de alho.

Quando as favas estão a ferver e as carnes já fritas, juntam-se estas às favas deixando apurar bem em lume brando.

 

In: “Comeres de Coruche”, Associação para o Estudo e Defesa do Património Cultural e Natural do Concelho de Coruche, 1993, pág. 30.

 

As favas (Phaseolus lunatus)

 

A vagem da fava é rasa, alongada e ligeiramente curvada. No interior das vagens residem entre duas a quatro sementes, com forma de rim. As sementes são geralmente de cor creme ou verde, apesar de existirem outros variedades. As favas têm um sabor amidoso, semelhante ao da batata e uma textura granulada mas ligeiramente amanteigada.

A fava é uma planta de clima frio, resistindo bem a temperaturas próximas a 0°C e a geadas leves. O ideal é que a temperatura não ultrapasse cerca de 15°C durante o ciclo de cultivo da planta.

As favas são ricas em proteínas.

 

Como plantar favas

Cultivar em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A fava é uma das poucas plantas cultivadas que toleram alta salinidade do solo. Irrigue de forma a manter o solo húmido, sem que fique encharcado.

Plante as sementes num local definitivo, a uma profundidade de 3 a 5cm, quando o solo está com uma temperatura de no mínimo 5°C. O espaçamento recomendado depende do cultivar e das condições de cultivo, indo de 45cm entre as linhas e 23cm entre as plantas, a 1m entre as linhas e 50cm entre as plantas. As favas de porte alto precisam ser mantidas eretas, colocando fios ou fitas em torno de um grupo de plantas. Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. Quando a planta está bem florida, é uma opção cortar as pontas dos ramos para concentrar a energia da planta no desenvolvimento das vagens. Isto também previne o ataque de alguns insetos, que iniciam pelas partes mais jovens e tenras das plantas. A colheita das vagens começa de 85 a 240 dias após a semeadura, variando conforme a estação do ano em que a fava é plantada. Embora as sementes sejam mais apreciadas, as vagens tenras e as pontas dos ramos também podem ser cozidas e consumidas. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, apresentando-se roliças, tenras e firmes. As vagens velhas vão-se tornando fibrosas rapidamente.

fava006.jpg

fava0003.jpg

fava0001.jpg

fresh-favas-in-pods-41-1024x768.jpg

fava0005.jpg

Fontes web: http://www.alimentacaosaudavel.org/favas.html

Revisão: Ana Paiva

 

Desafio: expressões populares com a palavra “fava”

"A fome torna doces as favas"

"Vai à fava enquanto a ervilha não enche"

"Vai à fava"

"São favas contadas"