Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coruche à mão

preservar memória / criar valor

coruche à mão

preservar memória / criar valor

FIOS - LINHO, ALGODÃO, LÃ e OUTROS

FIOS - FATOS DE ANJO

 

Comemoram-se, este ano,  os 500 anos da  Procissão em Honra de Nossa Senhora.

Através da carta-ordem de D. Jorge de Lencastre, datada de 13 de junho de 1516, cumprindo a ordem de D. Manuel I, emanada por carta régia de vinte e sete de maio desse ano, na qual se mandava fazer uma solene procissão no dia da Visitação da Mãe de Jesus. A cumprir logo nesse ano.

 

Fonte: Catalogo “500 anos da Procissão em Honra de Nossa Senhora  – Coruche”, Edição - Museu Municipal de Coruche,  2016,  pág. 112.

Foto.jpg

Créditos fotográficos: Duarte Delgado - Reportagens fotográficas - Lisboa (1966) (PF)

FFC_111525.jpg

FFC_111528.jpg Fotografias: Arquivo Museu Municipal de Coruche (anos 1960) 

Paulo.jpg

A assistir à procissão em honra de Nª Nª do Castelo, três gerações, a minha avó materna, as tias Rita e Susana e eu.

 Créditos fotográficos: Duarte Delgado - Reportagens fotográficas - Lisboa (1966) (PF)

 

O Museu Municipal de Coruche realizou uma exposição temporária e um catálogo relativos à efeméride.

890602090856167d6e437c240c8755b2_XL[1].jpg

 Fatos de Anjo

 

Aquando da preparação do livro Mãos com Alma – artes e ofícios tradicionais em Coruche, solicitei colaboração ao meu amigo Pde João Luís Silva para que produzisse um texto sobre "Fatos de Anjo" para apresentar o tema. Mais uma vez para introduzir esta temática publico o texto do Pde João Luís.

 

"Os anjos são uma das mais belas imagens que habitam no espírito humano. Estes seres celestres graciosos, espíritos puros. cheios de força e da santidade de Deus, impregnam a nossa história desde o início.

Mesmo o nascimento do Filho de Deus, teve a interação dos Anjos. Foi o Arcanjo Gabriel quem anunciou a Maria que Ela era a escolhida para a Mãe de Jesus.

Não admira pos, que nas tradições populares, concretamente nas Festas em honra de Maria e dos Santos, se façam presentes estes "Fatos de Anjo" que são atríbuidos para os mais pequenos das comunidades paroquiais, as crianças, pois, quem melhor que elas para espelharem o que são os anjos.

Não é pelas crianças que se renova o milagre da vida, o olhar inocente da realidade, a alegria gratuita, o maravilhamento e as mensagens de amor?

Nos "anjos" que desfilam alegremente nas nossas procissões com as suas asas com mais ou menos expressão, isto é, nos fatos de anjo" mantemos viva a presença dos que entre a natureza Divina e a natureza humana, estabelecem o elo de ligação e comunicação com Deus, e de Deus, são portadores fièis de mensagens de Bem e de Amor para todos nós.

Que mistério tão sublme conntém "os Fatos de Anjo"!"

Padre João Luìs Silva 

 

Algumas pessoas em Coruche até aos anos 70/80 confecionavam e alugavam fatos de anjo e de santos, para cumprimento de promessas na Procissão de Nª Srª do Castelo. Com o passar do tempo a procura deste tipo de produtos foi-se esbatendo. Atualmente já não existem pessoas com essa atividade. As irmãs Manuela e Jesus Cordeiro têm um espólio considerável que herdaram da sua mãe Clementina Cordeiro. Hoje o ênfase vai para Docelina Cardoso.

Docelina Cardoso, natural de Fajarda – Coruche, tem oitenta e três anos de idade, fez o seu percurso profissional, essencialmente, utilizando os tecidos como matéria prima. Confencionou trajos tradicionais, vestiu vários ranchos folclóricos,  produziu peças em trapologia e  imensos fatos de anjos e santos, os quais desfilavam nas profissões locais e não só.

Em baixo um conjunto de três fotografias do autor Hélder Roque, cujos modelos foram os seus filhos, Jéssica, Afonso e Mariana de . As fotografias foram produzidas no âmbito do livro Mãos com Alma, editado em 2014.

20100906 Docelinda Cardoso HR (15).jpg Docelina Cardoso

Designação: Vestido de "VirgemSantíssima"

Material: Tafetá, rendas e galões

Créditos fotográficos: Hélder Roque

20100906 Docelinda Cardoso HR (16).jpg

Docelina Cardoso

Designação: Fato de " São José"

Material: Tafetá, galões e cordão de algodão

Créditos fotográficos: Hélder Roque

 

20101005 Docelinda Cardoso HR (9).jpg

 Docelina Cardoso

Designação: Fato de " Menino Jesus"

Material: Tafetá, rendas e galões 

Créditos fotográficos: Hélder Roque

 

Agradecimentos:

Ana Paiva

Hélder Roque